A 2ª Subseção da OAB-ES e a Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (CAAES) formalizaram uma nova parceria voltada ao bem-estar da advocacia feminina da região. O convênio, assinado pelo presidente Henrique da Cunha Tavares, e pela presidente da CAAES, Kelly Cristina Andrade do Rosário Ferreira, garantiu a oferta de aulas de vôlei feminino para advogadas de Cachoeiro de Itapemirim, Atílio Vivácqua, Vargem Alta, Muqui e Mimoso do Sul, consolidando uma estratégia institucional que vem ampliando o acesso da classe a atividades esportivas regulares.
Os treinamentos já começaram e ocorrem semanalmente em Cachoeiro de Itapemirim. As aulas são realizadas às quintas-feiras, das 19h às 21h, na Arena Caxu Beach, localizada no bairro São Geraldo. Segundo a divulgação oficial, as vagas são limitadas, e as advogadas interessadas devem realizar inscrição por meio da plataforma digital disponibilizada pela Caixa de Assistência no endereço eletrônico “esportes.caaes.org.br”.
A iniciativa representa mais um capítulo de uma política institucional que tem utilizado o esporte como ferramenta de integração entre profissionais da advocacia e promoção de qualidade de vida em uma categoria historicamente marcada por jornadas extensas, pressão emocional e alta carga de responsabilidades. Nos bastidores, diretores e conselheiros da 2ª Subseção avaliam que a adesão crescente às atividades esportivas demonstra uma mudança no perfil da advocacia regional, que passou a demandar com mais frequência ações voltadas à saúde física e mental.

O projeto atual, na prática, é resultado de um planejamento iniciado ainda em fevereiro de 2025, quando a Comissão de Esportes da 2ª Subseção passou a discutir a ampliação das modalidades oferecidas à classe. Na ocasião, integrantes da comissão já haviam sinalizado o interesse em implementar novas atividades além do futebol, incluindo vôlei de areia, futevôlei e corrida de rua. O movimento ganhou força após reuniões entre representantes da subseção e da CAAES, que culminaram na contratação de um espaço específico para viabilizar a nova modalidade.
Em fevereiro do ano passado, uma reunião realizada na sede da subseção contou com a presença da presidente da CAAES, Kelly Andrade, da conselheira Bárbara Bisi, do secretário-geral André de Andrade Ribeiro, do tesoureiro Braulyo Lima Daver e Sousa e do presidente da Comissão de Esportes, Victor dos Santos Araújo. Naquele encontro, a Caixa de Assistência confirmou que a expansão das atividades fazia parte de sua política de interiorização de serviços, buscando descentralizar iniciativas tradicionalmente concentradas na Grande Vitória e ampliar benefícios para advogados do interior do estado.
A atual gestão da 2ª Subseção tem transformado o esporte em um dos pilares de aproximação com a advocacia regional. Nos últimos meses, a instituição promoveu torneios temáticos vinculados a campanhas de saúde pública, como o torneio feminino de vôlei realizado durante o “Outubro Rosa” e a competição masculina de futevôlei associada ao “Novembro Azul”.
Ao abrir inscrições para o vôlei feminino, a subseção sinaliza que pretende manter uma agenda cada vez mais ampla de iniciativas voltadas à valorização profissional para além das pautas tradicionais ligadas às prerrogativas, honorários e defesa institucional da categoria. Para advogadas da região, a nova modalidade surge como oportunidade de networking, bem-estar e integração em um ambiente que, tradicionalmente, sempre esteve associado apenas à rotina intensa dos fóruns, escritórios e tribunais.















